Auditoria de senhas do Active Directory

A importância da auditoria de senhas não pode ser subestimada em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia.

O risco de ter senhas fracas é enorme, já que as senhas comuns como “123456” ou “password” são as primeiras a serem testadas por atacantes. Além disso, muitas pessoas reutilizam a mesma senha em diversos locais na Internet, o que significa que uma invasão em um site pode levar a uma série de outras contas comprometidas.

Outro fator preocupante é a existência de contas com senhas que nunca expiram, o que pode representar um risco a longo prazo. Além disso, existe o risco de ataques conhecidos como “password spray”, que visam a descobrir quais contas usam determinadas senhas e afeta diretamente usuários que utilizam a mesma senha em diferentes sites.

Existem vários tipos de ataques a senhas, incluindo:

  • Força bruta: Este é um ataque no qual um invasor tenta adivinhar a senha tentando todas as combinações possíveis, geralmente usando software automatizado.
  • Ataque de phishing: Este é um ataque no qual o invasor se faz passar por uma fonte confiável, como uma empresa ou instituição, para obter informações de login, incluindo a senha.
  • Ataque de engenharia social: Este é um ataque no qual o invasor usa técnicas psicológicas ou manipulativas para obter informações de login, incluindo a senha.
  • Ataque de password spray: Este é um ataque no qual o invasor tenta descobrir senhas comuns de vários usuários de uma vez, com o objetivo de identificar as senhas fracas.
  • Ataque de dicionário: Este é um ataque no qual o invasor usa uma lista de palavras comuns como senhas para tentar adivinhar a senha de um usuário.
  • Ataque de reutilização de senhas: Este é um ataque no qual o invasor usa informações obtidas em uma invasão anterior para tentar acessar outras contas usando a mesma senha.

Em geral, é importante usar senhas fortes e únicas, além de atualizá-las regularmente, para minimizar o risco de ataques a senhas.

As principais ameaças incluem invasões de contas, roubo de informações pessoais, fraude financeira, vírus e malware, e ameaças ao anonimato. Para combater esses riscos, é importante implementar medidas de segurança, como a auditoria de senhas.

Iniciei recentemente um projeto chamado “AD Security” disponível no meu github https://github.com/danieldonda/AD-Security. que visa ajudar a identificar senhas fracas e contas com senhas expiradas em ambientes corporativos, aumentando a segurança da informação e protegendo os dados

Usei no projeto o módulo do PowerShell “DSInternals” que fornece cmdlets fáceis de usar que são construídos sobre o Framework. Estas são as principais características:

O cmdlet Test-PasswordQuality é uma ferramenta simples para auditoria de senha do Active Directory. Ele pode detectar:

  • Senhas fracas
  • Duplicadas
  • Padrão
  • Senhas que não expiram
  • Contas sem senhas

E ajuda encontrar contas que estejam violando as práticas recomendadas de segurança. O cmdlet aceita a saída dos cmdlets Get-ADDBAccount e Get-ADReplAccount, portanto, a análise de senha offline (ntds.dit) e online (DCSync) pode ser feita.

Neste vídeo eu explico como podemos fazer a auditoria de senhas do Active Directory, inclusive como usar o banco de dados do “‘;–have i been pwned?” https://haveibeenpwned.com/

Anúncio

Sobre Daniel Donda 549 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou especialista em cibersegurança, autor de livros, professor e palestrante. Saiba mais

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*