Hoje trabalhar com TI (Seja Infra ou DEV) exige um vasto conhecimento de recursos e tecnologias. Palavras chaves que estão no nosso dia como cloud, automação, Docker, containers, Segurança e DevOps que vou tratar aqui como uma pequena introdução. Para que depois eu possa fazer artigos relacionados com as soluções que irão nos ajudar a alcançar os objetivos que citarei nesse artigo.
O que é DevOps?
Eu demorei um pouco para entender o conceito de DevOps, principalmente porque envolve grandes mudanças no modo como estamos acostumados a trabalhar principalmente aqui no Brasil. Nunca é fácil mudar uma cultura de trabalho, um processo que aparentemente funciona, pois essa mudança depende de pessoas e elas também devem passar por mudanças a fim de alcançar esse novo modo de trabalhar em um ambiente DevOps.
DevOps é uma relação que visa aumentar e proteger o negocio como um todo. Em resumo DevOps é uma forma de colaboração (Ou trabalho colaborativo) entre a equipe de desenvolvimento e a esquipe de infraestrutura(Operação) de forma que o resultado seja uma eficiente produção e redução de riscos do negocio associado.
Talvez DevOps não se enquadre em alguns modelos de negócios, mas certamente se encaixa naquele modelo tradicional de organização que possui departamentos de Desenvolvimento e Administração (Infra). Quem nunca viu esse modelo? E as “tretas” que acontecem com frequência. Quando a aplicação não funciona o usuário reclama com Infra que reclama com Dev que diz que é culpa da Infra. Mais do que isso o maior problema é o papel que cada área desenvolve. Infra focada em manter a disponibilidade e o gerenciamento de todo o ambiente enquanto que a equipe de desenvolvimento é focada na entrega de soluções e novos recursos e é ai que DevOps entra.
O desafio dos profissionais de Infraestrutura.
A evolução em desenvolvimento é muita rápida e necessária para acompanhar as tendencias de mercado enquanto que Infra depende de muitos fatores para conseguir acompanhar essa evolução. Quem trabalha com infraestrutura de TI sabe que em muitos ambientes a rotina é apagar incêndio, muito se faz e no fim está apenas mantendo um ambiente que certamente não estará pronto para receber essas aplicações modernas. Muito dos problemas que eu vejo no ambientes de Infra é a rotina de processos arcaicos que funcionou muito bem no passado, mas que hoje devem ser ágeis.
O velho ditado “Se está funcionando, não mexe” é por que o gerenciamento de Infra não evoluiu junto as tendencias de modernidade e temos ferramentas para isso não é de hoje. Tanto soluções nativas como de terceiros podemos nos ajudar a colocar a Infra na mesma linha de largada de Dev.
Vejo muitos bons profissionais de Infra com excelentes conhecimentos e capacidade de atuar em uma ambiente DevOps engessados por um modelo de gestão com processos e métodos que acabam subutilizando os profissionais. Logo no inicio do artigo eu citei que DevOps depende também de mudanças culturais e mudança em pessoas.
O que Infraestrutura precisa para ficar pronta para um ambiente DevOps.
- Multiplataforma – Tanto de SO, como de Cloud a tendencia é interoperar e não é uma tarefa fácil vencer essa complexidade..
- Modernização (Active Directory) – Controle administrativo, auditoria e compliance. Simplesmente usar as melhores praticas é um caminho para garantir a evolução continua.
- Gerenciamento de Endpoints – Controle de inventário, administração centralizada e automatizada garantindo a disponibilidade do ambiente.
- Deploy automatizado e dinâmico – Conhecimento de soluções como Nano Server e Containers contribuem para a agilidade e é um passo favorável ao modelo ou cultura DevOps .
- Automação e orquestração são importantes recursos para alcançar um nível de maturidade no gerenciamento de Infra e redução de erros, vejo muito pouco sendo aplicado.
- Cloud ou Cloud on-Premise que envolve todos os fatores acima e permite um Self-Service tanto para os usuários comuns como para Dev e Infra.
Eu lí e recomendo os artigos:
O que é DevOps afinal? – Infraestrutura Ágil http://gutocarvalho.net/octopress/2013/03/16/o-que-e-um-devops-afinal via @gutocarvalho
Sou um profissional DevOps… você é mesmo?! https://blog.lambda3.com.br/2016/08/sou-um-profissional-devops-voc-mesmo/ via @lambdatres
Seja o primeiro a comentar