O Oracle Cloud Infrastructure Free Tier é uma avaliação promocional gratuita por tempo limitado que permite explorar uma ampla variedade de produtos Oracle Cloud Infrastructure e um conjunto de ofertas Always Free que nunca expiram.
Depois que a avaliação terminar, sua conta permanecerá ativa. Não há interrupção para a disponibilidade dos Recursos Always Free provisionados.
https://www.oracle.com/br/cloud/free/
Se você tiver mais instâncias do serviço Ampere A1 Compute provisionadas do que as disponíveis para uma tenancy Always Free, todas as instâncias existentes do serviço Ampere A1 Compute serão desativadas e depois excluídas após 30 dias, a menos que você faça upgrade para uma conta paga.
Ou seja, podemos usar tranquilamente sem se preocupar com gastos no cartão.
Acesso Always-Free aos serviços essenciais, que incluem:
- Banco de Dados Autônomo
- Armazenamento de objetos
Além de BR$1500 em créditos por 30 dias para utilização de mais serviços:
- Container Engine para Kubernetes
- Analytics Cloud
- Integração de Dados
Existem algumas opções de imagem.
Eu selecionei Canonical Ubuntu 22.04 e tenha certeza que escolha com a opção “Always Free-eligible” se deseja sempre usar o modo gratuito.
Depois de criado baixe as chaves SSH e proteja. Você usará ela mais adiante no momento da conexão; Em dúvida consulte Gerenciando Pares de Chaves nas Instâncias do Linux. .
Estou usando o Windows 11 (vale para Windows 10) e vou executar a conexão SSH usando o PowerShell pois o sistema já tem o OpenSSH.
O help oficial pode ser encontrado aqui https://docs.oracle.com/pt-br/iaas/Content/Compute/Tasks/connect-to-linux-instance.htm#top
Você vai precisar do nome de usuário, IP publico e chave SSH; Tudo isso você encontra nas informações da instancia que acabou de criar.
ssh -i .\ssh-key-2024-02-07.key ubuntu@144.22.200.200
Agora você pode operar sua máquina linux em um ambiente de cloud gratuitamente.
Seja o primeiro a comentar