Mensagem para quem está iniciando em cibersegurança

Eu sempre gostei muito de todo assunto relacionado a segurança da informação e por isso sempre foi fácil estudar e aprender, e tenho certeza que se você é um entusiasta e realmente gosta do assunto certamente terá muito mais facilidade de aprendizado. Pois uma coisa é certa, esteja você já trabalhando ou iniciando na carreira de especialista em segurança da informação você terá que estudar muito, seja para situações da vida real dentro das empresas ou para alcançar uma certificação exigida pelo mercado de trabalho.

Se você está iniciando agora, você terá que trilhar o caminho do conhecimento de modo a ter bagagem suficiente para enfrentar os desafios da profissão. Mas lembre-se que segurança da informação é uma área muito vasta e você acabará se inclinando para algumas competências especificas, como infraestrutura, banco de dados, desenvolvimento e outras.

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo”

– Winston Churchill.

Existe um mito que apenas quem começou lá atrás trabalhando em alguma área como suporte técnico, desenvolvedor ou DBA é que tem maior chance de ter uma vaga na área de segurança. Isso se dá devido momento histórico dá evolução tecnológica.

Como exemplo, eu iniciei minha carreira na área de TI estudando hardware, depois aprendi redes (cabeadas) para depois trabalhar no suporte técnico de TI. Foi então nesse período em que trabalhei no suporte que aprendi sobre instalações de softwares, sistemas operacionais, redes logicas, comunicação e mesmo tendo contato com banco de dados e um pouco de programação acabei preferindo continuar na área de infraestrutura e em certo momento eu fui me inclinando para a área de segurança que na época nem era tão bem vista para ser sincero. Não havia faculdade sobre o tema e os cursos de certificação eram muito mais caros do que hoje. Agora os tempos são outros, você pode fazer uma faculdade e cursos específicos que vão lhe ajudar a já iniciar nessa área diretamente. É claro que se você está iniciando, fazer estágio é uma ótima oportunidade de aprender na prática.

Aprender rápido é um diferencial super importante nessa área. O profissional de segurança lida com tecnologias que mudam rapidamente e como especialista você deve ser capaz de aprender na mesma velocidade a fim de propor soluções que possam ajudar a proteger tanto o indivíduo que a usa quanto a informação que possa estar relacionada com essa tal tecnologia.

Mas isso não quer dizer que você tem que saber tudo. É impossível saber tudo. Por isso é importante acompanhar o que está acontecendo e ficar atento a tudo aquilo que possa impactar seu trabalho. Quando surgir algo que seja importante ou necessário para o seu trabalho, você deve ter a disposição para aprender e saber discutir sobre esse recurso.

Hoje é tudo muito mais fácil e temos tudo na Internet, vídeos e artigos em forma de tutoriais, documentos, e-books e outros tipos de mídias que pode nos ajudar nos momentos do aprendizado. Porém todo esse imenso volume de informação pode nos deixar perdidos e sem saber como absorver melhor determinado assunto. A dica é buscar fontes confiáveis e não acumular muita informação.

Ter um curso superior na área de segurança da informação certamente fará você se destacar frente a outros profissionais e se você se formar na área de segurança você terá uma base teórica e conceitual muito forte. A poucos anos atrás não existia cursos superiores com foco em segurança da informação. Por sorte hoje temos várias universidades que disponibilizam cursos voltados a esse assunto. Se você já formado em alguma outra área também há a possibilidade de fazer uma pós-graduação e assim se colocar rapidamente no mercado de trabalho.
Existe uma outra questão que recebo muito.

Faço faculdade ou certificação?

A resposta é simples. Faça os dois, o que pode mudar é a ordem, pois isso vai influenciar em quanto tempo você conseguirá trabalhar na área. Algumas certificações podem ser obtidas em poucos meses já te dando credencias e melhorando seu currículo. Mesmo fazendo faculdade é possível obter algumas certificações.

Já quando você estiver se preparando para certificação é importante conhecer o que é exigido pela entidade certificadora (CompTIA, ISC2, SANS entre muitas outras). Nesse caso você terá à disposição livros, treinamentos e simulados que podem te ajudar a se preparar para o exame. Uma certificação certamente irá contribuir para dar uma boa impressão no seu currículo.

Segundo a CompTIA, 96% dos gerentes de RH usam as certificações de TI como critérios de seleção ou contratação durante o processo de recrutamento. Teremos um capítulo dedicado a certificação mais adiante.

Qual faculdade? Isso eu não posso dizer, você deve pesquisar a reputação da faculdade e ver se o curso tem o assunto no qual você quer aprender. Pesquise bem antes, é um grande investimento de dinheiro e tempo.

Ler é sem dúvida a melhor maneira de obter conhecimento e existem muitos materiais, como livros e sites de segurança que possuem excelentes conteúdo e que certamente irá ajudar a compor o arsenal de conhecimento para você enfrentar o dia a dia.

Outra maneira importante relacionada a inserção do profissional de cibersegurança no mercado de trabalho é o famoso “network”, e isso você consegue fazendo interações sociais, como treinamentos presenciais, participando de eventos e congressos relacionados a área de segurança.

Se preparar ao máximo é sempre a melhor opção. Talvez até seja um exagero meu pensar assim, mas se o foco é o resultado com sucesso vale sempre o esforço.

Ser autodidata: Não significa que você deve ser 100% autodidata, mas em muitos casos a tecnologia avança mais rápido do que a produção de conteúdo de aprendizagem e nesse caso você deve ter a capacidade de entender determinados assuntos ou softwares de maneira rápida.

Possuir Certificações: É possível encontrar boas oportunidades sem um uma certificação, isso é uma verdade. Por outro lado, o nosso mercado de TI é concorrido e talvez uma certificação seja um diferencial valioso no momento em que estará concorrendo a uma vaga.

Ter curso superior completo: A não ser que esteja iniciando sua carreira agora e ainda não tenha a idade necessária para estar cursando uma faculdade, do contrário é muito importante. Hoje existem muitos cursos superiores voltados ao tema de segurança. Eu inclusive fiz curso superior de tecnologia em segurança da informação, mas antes eu havia cursado licenciatura em matemática. Se você já tem uma faculdade, seja qual for, tudo bem. Eu optei por fazer outra faculdade e talvez ainda faça uma pós-graduação, que é uma boa opção. Você deve estar se perguntando agora se deve ou não cursar novamente uma faculdade?! A resposta é sempre há tempo e qual a sua vantagem em relação a sua formação educacional em relação aos outros candidatos?

Gostar do tema: Uma das perguntas mais frequentes que eu recebo através das redes sociais é:

– Eu não sei nada e quero trabalho com segurança da informação, o que eu faço?
– Ora, é impossível não saber nada e querer trabalhar em uma área. Escolher uma profissão uma carreira apenas por que parece ser bonito é um tremendo erro. Eu sei que quase todos que fazem essa pergunta no fundo sabem sim alguma coisa.

Geralmente quando queremos algo (seja o que for) a gente acaba tendo informações e um conhecimento a cerca daquilo. Assiste vídeos, acessa sites, compra livros, pesquisa e troca ideias com amigos e isso já muda muito a situação de “não saber nada”. Um pouco é certo que saberá.

Uma dica valiosa. Essa área assim como quase todas áreas de tecnologia da informação vai exigir estudo e aprendizagem constante. Agora imagine você ter que sempre estar se atualizando com algo que não goste. Uma coisa é certa, só de estar lendo esse artigo tenho certeza que é um entusiasta do assunto.

Ter bons relacionamentos é certo que te ajudar a se encaixar nesse mundo de tecnologia da informação e principalmente em SI. Uma boa forma de iniciar o seu círculo de amizades é através das redes sociais. Profissionalmente falando acredito que o Linkedin seja o mais ideal para isso.

Crie um perfil bem profissional com uma foto como se fosse fazer uma entrevista, nada de foto os “anônimos” por favor.
O Linkedin é interessante pois podemos ter uma visibilidade do que os profissionais da área estão trabalhando no momento, quais certificações, assuntos e tecnologias estão focando. E também é uma ótima ferramenta para que saibam que está aberto a novas oportunidades de carreira.
Outras redes sociais também ajudam sem dúvida alguma. A ver o que os especialistas compartilham podemos entender um pouco da tendência e do que está acontecendo.

Outra maneira de se inserir em grupos profissionais de segurança é participando de cursos e eventos. Participar de evento é uma ótima oportunidade para se conectar com aqueles que buscam o mesmo que você. Não tenha vergonha, seja você mesmo e faça sempre um bom relacionamento. Esse mundo de TI e de Segurança da Informação não é muito grande, e em algum momento talvez alguma oportunidade apareça e você poderá ser lembrado para ocupar essa vaga. A indicação profissional é uma ótima maneira de conseguir uma boa vaga de trabalho.

Anúncio

Sobre Daniel Donda 549 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou especialista em cibersegurança, autor de livros, professor e palestrante. Saiba mais

4 Comentários

  1. Boa Tarde Donda.
    Acompanho o seu trabalho a muitos anos.
    Hoje tenho 48 anos e trabalhei a muitos anos na área de Tecnologia. Estou fora do mercado a muito tempo.
    E lendo seus artigos me acendeu novamente uma luz dentro de mim para retornar a área.
    Como você mesmo diz. Se estiver preparado.
    Pela sua experiência, você já viu profissionais com mais de 50 retornar ao mercado de trablho na área de tecnologia? Mesmo estando fora a alguns anos?
    Continuo te acompanhando, e continue a difundir conhecimento com certeza seus espaço incentiva muitas pessoas.
    Muito obrigado por compartilhar.

  2. Bom Dia Donda.
    Acompanho seus conteúdos um pouco mais de um ano, graças a todas suas informações e dicas, pude me encontrar na área de Cyber Security, ingressei na faculdade e já adquirir algumas certificações nesse período de um ano, estou conseguindo evoluir bastante, estou em busca de uma oportunidade para entrar na área e conquistar experiência. sigo firme nos estudos.
    Muito obrigado por compartilhar esses conteúdos informativos ajuda muito!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*