O que são CVEs?

Common Vulnerabilities and Exposures (Vulnerabilidades Comuns e Exposições) ou simplesmente CVE, é um sistema usado para catalogar e padronizar vulnerabilidades de segurança cibernética divulgadas publicamente

Cada CVE recebe um número único que permite a profissionais e pesquisadores referenciar e discutir uma vulnerabilidade específica, como fizemos recentemente com o Backdoor XZ (CVE-2024-3094).

O sistema CVE é administrado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Cibersegurança Nacional, gerenciado pela Mitre Corporation, com suporte financeiro da Divisão Nacional de Segurança Cibernética do Departamento de Segurança Interna dos EUA.

O sistema está publico e disponível desde 1999 e por curiosidade o o primeiro CVE registrado, o CVE-1999-0001, estava relacionado a um problema de buffer overflow no servidor FTP da Solaris 2.5.
O Sistema nos permite fazer consultas através do site https://cve.mitre.org/cve/search_cve_list.html e está sendo migrado para o https://www.cve.org/.

Os nossos adversários também seguem os CVEs e se aproveitam dessas novas vulnerabilidades publicadas e que muitas vezes podem demorar para serem corrigidas par então explorar essa vulnerabilidades, Muitas vezes a documentação vem acompanhada de muitos detalhes valiosos para os atacantes.

É importante acompanhar quais são os CVEs mais atuais mas também fazer uma varredura no sistema para ter certeza que não estamos deixando nada para traz.

Pesquisa sobre Windows Server 2022

Um exemplo é a conta do Twitter @CVEnew que apresenta todos os novos CVEs publicados.

Temos também como auxiliar o Common Vulnerability Scoring System (CVSS) que fornece uma pontuação numérica que pode ser traduzida numa representação qualitativa (como baixa, média, alta e crítica) para ajudar as organizações a avaliar e priorizar adequadamente os seus processos de gestão de vulnerabilidades.

CVSS, CWSS?

CVSS – Common Vulnerability Scoring System é um sistema de pontuação ajuda a determinar a severidade e as prioridades de resposta para vulnerabilidades de segurança. Podemos consultar em https://first.org/cvss/

CWSS – Common Weakness Scoring System fornece um mecanismo para priorizar os pontos fracos do software. O CWSS faz parte do projeto Common Weakness Enumeration (CWE), co-patrocinado pelo programa Software Assurance no escritório de Segurança Cibernética e Comunicações do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) https://cwe.mitre.org/cwss/cwss_v1.0.1.html

Como reportar um CVE?

  1. Descoberta de Vulnerabilidades: Tudo começa quando pesquisadores de segurança ou usuários descobrem falhas em softwares que podem ser exploradas para realizar ataques.
    Um bom exemplo é o do vídeo Docker Hub: https://hub.docker.com/ e encontrar uma aplicação publica e open source para iniciar os testes.
  2. Reporte e Análise: Essas vulnerabilidades são então reportadas a organizações como MITRE https://cveform.mitre.org/
  3. Atribuição de um ID CVE: Uma vez confirmada, a vulnerabilidade é catalogada com um ID CVE único.
  4. Disseminação da Informação: Detalhes sobre a vulnerabilidade, junto com recomendações para mitigação ou correção, são publicados para que o público e os profissionais da área possam acessar e agir.

Mais recursos

Anúncio

Sobre Daniel Donda 553 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou especialista em cibersegurança, autor de livros, professor e palestrante. Saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*