Este ano eu tive a oportunidade de participar do evento da SANS OSINT Summit 2024 em Washington DC. Um evento muito importante no campo da Inteligência de Fontes Abertas (Open Source Intelligence – OSINT).
O evento contou com especialistas, entusiastas e profissionais da área de OSINT de todo o mundo e trouxe muita informação como:
- Capturar, registrar e coletar informações de código aberto
- Explorar as diversas aplicações do OSINT na indústria/comunidade
- Acessar e coletar dados de mídias sociais de maneira eficiente
- Ferramentas e processos automatizados para acelerar a coleta OSINT ou filtragem de dados
- Questões éticas relativas à coleta e análise OSINT
- Estudos de caso OSINT de investigações que você realizou
- OSINT e sua relação com outras formas de pesquisa, investigações e trabalho de inteligência
Para mim o ponto alto do evento foi o Skull Games CtF
Neste CtF, trabalhamos junto com a SKULL GAMES TASK FORCE usando ferramentas de Inteligência de Código Aberto (OSINT) para ajudar a IDENTIFICAR predadores sexuais e suas vítimas, criando pistas que permitem à aplicação da lei para INTERDITAR o ciclo de abuso e CAPACITAR sobreviventes de trauma.
Essa é umas capacidades que mais me impressionou durante o evento. O uso de OSINT em uma força tarefa para fazer a diferença real nas vidas das pessoas.
A SKULL GAMES TASK FORCE reúne voluntários selecionados que utilizam Informações de Fonte Aberta (OSINT) para identificar predadores sexuais e suas vítimas.
OSINT Summit também é oportunidade única de networking, pois você acaba conhecendo colegas da comunidade OSINT. Essas conexões podem abrir portas para colaborações futuras, compartilhamento de conhecimentos e desenvolvimento profissional. E é claro, tendo o contato com os melhores instrutores do SANS Institute.
Devo dizer que para mim foi uma oportunidade excepcional para aprimorar minhas habilidades, aprender com os melhores na área e me conectar com uma comunidade focada em OSINT.
Com certeza irei compartilhar esse meu aprendizado com todos vocês. Mas calma que a aventura aqui ainda não acabou.
Seja o primeiro a comentar