E sou MCP Microsoft Certified Professional do Windows NT até hoje, mas isso não ajuda em nada no mercado que logo mais estará de olho no Windows Server 2022.
Já com a certificações “vendor free” que não tratam de uma versão especifica é mais complicado medir a validade da certificação e esse é o caso das certificações CompTIA.
As certificações CompTIA expiram a cada três anos a partir da data em que você a conquistou e deve ser renovada antes dessa data de expiração.
Para renovar as certificações temos dois processos:
- CEF (Continuing Education Fees) que são taxas necessárias para renovação e devem ser pagas antes de enviar CEUs, a menos que você renove ganhando uma certificação CompTIA de nível superior qualificado ou passando no CertMaster CE.
- CEUs (Continuing Education Units) cada certificação requer um certo número de CEUs para renovação. Você ganha CEUs ao concluir atividades aprovadas.
Algumas certificações como CEH da EC-Council possuem outra terminologia como ECEs.
Se você possui mais de uma certificação CompTIA que é o meu caso, você só precisa atender aos requisitos de renovação para sua certificação de nível mais alto. Quando você renova sua certificação de nível mais alto, as certificações CompTIA de nível inferior também são renovadas automaticamente.
Veja na imagem abaixo, eu paguei a taxa e submeti o CEU apenas para a CySA+ e já atualizou Security+
Como ganhar CEUs
Suas atividades devem atender aos seguintes requisitos para se qualificar para CEUs:
- Prazo : as atividades devem ser concluídas durante seu ciclo de renovação de três anos.
- Relevância : pelo menos 50 por cento do conteúdo da atividade deve estar relacionado a um ou mais objetivos do exame para a certificação que você está renovando.
- Documentação : você precisará fornecer documentação para as seguintes atividades para receber CEUs:
Eu gosto muito de criar documentos técnicos e artigos técnicos o que facilita muito a geração de CEUS.
Seja o primeiro a comentar