Uma das primeiras configurações que devemos fazer no Configuration Manager é popular o banco de dados com os objetos da nossa rede, como por exemplo usuários, computadores e dispositivos que permitam ser gerenciados. E então criar grupos e limites de gerenciamento. Esses grupos denominados coleções permite que você possa fazer ações especificas a um determinado grupo de computadores que compartilham alguma característica em comum. Mas antes é necessário encontrar os objetos como usuários e computadores através da descoberta.
Podemos habilitar vários métodos de descoberta de objetos.
- Active Directory Forest Discovery
- Active Directory Group Discovery
- Active Directory System Discovery
- Active Directory User Discovery
- Heartbeat Discovery
- Network Discovery
Desses o único que já vem habilitado por padrão é o Heartbeat que vale apenas para os computadores com o cliente do SCCM já instalado.
Através da descoberta o System Center Configuration Manager será populado com os objetos do domínio, como usuários, computadores e sites. Através da descoberta da floresta poderemos criar os Limites (boundaries) e em seguida os Boundaries Groups que são muito importantes no gerenciamento dos clientes. Mais adiante nesse capitulo será discutido o recurso de Boundaries e Boundary Groups .
Você deve usar apenas um ou dois métodos de descoberta, e você sempre pode ativar métodos adicionais de forma controlada para ampliar o nível de descoberta em seu ambiente sem afetar a performance do seu sistema.
- Para habilitar esses métodos acesse:
\Administration\Overview\Hierarchy Configuration\Discovery Methods
Active Directory Forest Discovery
Se você habilitar o Active Directory Forest Discovery você pode optar por automaticamente criar os limites (boundaries) baseados em Sites do Active Directory.
É recomendado que durante a descoberta de objetos usando o “Active Directory Forest Discovery” seja habilitada a opção para automaticamente criar site boundaries (Limites de site).
Assim que habilitar esse método o sistema pode iniciar imediatamente a descoberta. Uma mensagem será exibida na tela e você pode selecionar Yes para iniciar o mais rápido possível.
Após a alguns instantes (Pode demorar muito dependendo do tamanho do seu ambiente) você pode consultar os “Boundaries” criados em
\Administration\Overview\Hierarchy Configuration\Boundaries
Active Directory User Discovery
Para popular o System Center Configuration Manager com os usuários do Active Directory você pode habilitar a descoberta de usuários.
Na guia General marque a opção “Enable Active Directory User Discovery” e clique na “estrelinha amarelinha” para adicionar containers do Active Directory.
Selecione o container que deseja adicionar. Você talvez prefira irá optar por adicionar a raiz do domínio. Clique OK.
Na guia “Poling Schedule” é possível habilitar a opção “Enable delta Discovery” que é utilizada para atualizar a base de dados de usuários do SCCM quando novos usuários sejam criados no Active Directory. Essa verificação é executada a cada sete dias por padrão, podendo ser alterada conforme sua necessidade.
Em pouco tempo você poderá consultar os usuários através do System Center:
\Assets and Compliance\Overview\Users
Active Directory System Discovery
Utilizado para popular o Configuration Manager como as contas de computadores sua configuração é similar a configuração do “Active Directory User Discovery”. Após habilitar o System Discovery você poderá consultar os computadores do seu domínio em:
\Assets and Compliance\Overview\Devices
Active Directory Group Discovery
Similar aos outros métodos a descoberta baseada em grupos (Active Directory Group Discovery) permite descobrir membros (usuários e computadores) em grupos do Active Directory.
Você pode encontrar grupos usando dois métodos nessa configuração, baseados em:
- Localização – Configure um caminho LDAP para localização de grupos
- Grupos – Configure o nome dos grupos que deseja que o SCCM encontre os objetos.
Network Discovery (IP e SNMP)
O System Center pode encontrar dispositivos usando a rede, SNMP e até mesmo através do DHCP Server.
Ao habilitar o Network Discovery, você tem várias guias:
- General – Onde determina se a descoberta será apenas para dispositivos de rede, cliente ou todas as opções de busca inclusive Sistema operacional através da rede.
- Subnets – Onde você determina a rede e mascara de rede para a descoberta.
- Domínio – Onde você pode especificar o domínio do Active Directory.
- SNMP – Você pode inserir a lista de community names do SNMP para descoberta.
- SNMP Devices – Nome dos dispositivos SNMP.
- DHCP Server – Permite encontrar clientes do DHCP através da conexão com o servidor.
Em Network Discovery selecione a opção sobre qual tipo de descoberta da rede você deseja. Neste exemplo eu selecionei a última opção para encontrar por roteadores ou dispositivos SNMP, Clientes e suas versões de sistemas operacionais.
REDE
Em Subnets adicione a submete da sua rede no qual deseja iniciar a varredura por dispositivos.
SNMP
Simple Network Management Protocol (SNMP), é um protocolo para gerenciamento de dispositivos em redes IP. Dispositivos como roteadores, switchs, servidores, algumas estações de trabalho, impressoras entre outros suportam SNMP.
O SNMPv1 e SNMPv2 operam através de “comunidades” que é como se fosse uma senha que permite acesso a informações que serão obtidas pelo SCCM.
Por padrão muitos dispositivos possuem a comunidade definida como Public e que é apenas leitura. Isso vale para muitos roteadores e dispositivos de rede.
Algumas comunidades são leitura e gravação e depende da configuração de cada dispositivo.
Já a versão mais atual o SNMPv3 é bem seguro e opera com autenticação junto com uma chave de criptografia.
Em SNMP adicione a lista de comunidades SNMP existentes na sua rede e os Hops (pulos) de roteamento para o processo de descoberta.
DHCP
Você também pode usar o servidor DHCP Microsoft de sua rede para ajudar a descobrir dispositivos que são DHCP Clientes. Basta acessar a guia DHCP e adicionar o IP ou o nome do servidor DHCP da sua rede.
Se deseja que o DHCP server seja incluído na descoberta, marque a opção “Include the DHCP server that the site server is configured to use”
Agendamento
Diferentemente dos outros métodos de descoberta, a descoberta via rede precisa de um agendamento de data e hora para execução, pois não conta com a opção de início de processo manual. Você também pode determinar a recorrência do processo de descoberta para garantir que a sua base de dados de clientes esteja sempre atualizada.
Consultando os dispositivos encontrados
O tempo de descoberta depende do tamanho da sua rede ou do seu domínio dependendo do método selecionado e de uma variedade de fatores que podem influenciar a descoberta. Não existe um alerta sobre o termino da operação então você deve verificar a finalização manualmente.
Acesse \Monitoring\Overview\System Status\Status Message Queries e clique com o lado direito do mouse sobre “All Status Messages”.
Selecione o tempo que deseja retrair de informação e clique em OK.
Procure pelos componentes
- SMS_AD_USER_DISCOVERY_AGENT
- SMS_AD_SYSTEM_DISCOVERY_AGENT
- SMS_NETWORK_DISCOVERY
- SMS_AD_FOREST_DISCOVERY_MANAGER
- SMS_AD_SYSTEM_GROUP_DISCOVERY_AGENT
Você pode ainda identificar a ação de cada componente.
- ID: 500 – Indica que o componente iniciou.
- ID: 502 – Indica que o componente parou.
A melhor maneira de encontrar é fazendo um filtro clicando no ícone em formato de funil.
Porém se deseja fazer uma análise em caso de falhas de descoberta deixe o campo ID em branco para listar todos os eventos relacionados ao componente SMS_NETWORK_DISCOVERY.
Depois de identificar que a descoberta finalizou você encontra os usuários, computadores e dispositivos encontrados em seu ambiente acessando: \Assets and Compliance\
Troubleshooting
Você pode analisar os LOGs referentes as descobertas em seu ambiente em
%ProgramFiles%\Microsoft Configuration Manager\LOGS
- Active Directory Forest Discovery – hman.log,sitecomp.log e ADForestDisc.Log
- Active Directory Group Discovery – adsgdis.log
- Active Directory System Discovery – adsysdis.log
- Active Directory User Discovery – adusrdis.log
- Heartbeat Discovery – No cliente em %Windir%\CCM\Logs\InventoryAgent.log
- Network Discovery – Netdisc.log
Caso você tenha optado por instalar o System Center em outro diretório diferente do padrão, procure por “Caminho de Instalação\LOGS”
Seja o primeiro a comentar