Windows Containers vs Docker
Neste artigo eu quero explicar a diferença entre Docker e Windows Containers pois eu recebo várias perguntas e muitas dessas perguntas demonstram uma certa confusão entre essas duas tecnologias.
Recentemente eu fiz duas sessões que você pode conferir na playlist de Hangouts e Webinars que eu participei 🎬 e que discutimos também esse assunto.
Containers
De uma maneira geral “containers ” é um nível de virtualização que permite executar várias aplicações isoladamente em um host que suporte a tecnologia de contêineres, como o Windows Server 2016 ou algumas distribuições Linux com Kernel igual ou superior a 3.8.
Um contêiner é um software que é executado em um sistema operacional (Windows ou Linux) que aproveita desse sistema os códigos do SO, ferramentas de sistema, bibliotecas e tudo aquilo que você pode instalar em um servidor.
Eu posso criar e gerenciar meus containers nativamente usando PowerShell
Docker
Docker é uma plataforma que permite criar e executar “conteiners“. Com o Docker podemos colocar as aplicações em um contêiner que possui todos os recursos necessários e que permite e testar, implantar e publicar mais rapidamente. É um sistema open source criado para desenvolvedores e administradores possam criar, testar e implantar aplicações distribuídas.
Docker e a Microsoft se juntaram para criar o Docker Engine para Windows e atualmente, ambas as empresas têm acordos de suporte entre eles para oferecer suporte a clientes.
https://danieldonda.com/blog/2017/04/19/o-que-e-o-docker-e-pra-que-ele-serve/
https://danieldonda.com/blog/2015/11/15/containers/
Isso ai pessoal. Espero que tenha ficado mais claro agora.
Be the first to comment