Turbinando seu Currículo em Cibersegurança

Dicas para deixar seu currículo mais rico e com mais chances de ser visto e é claro, selecionado. Esse não é um guia definitivo e com certeza existem muitas outras variáveis, mas qualquer ação e melhoria que podemos fazer é bem-vinda. Então mão na massa e boa sorte.

🚀LinkedIn

Linkedin é a maior rede onde podemos encontrar profissionais e empresas de cybersecurity . É o lugar perfeito para se conectar com colegas, recrutadores e seu futuro “chefe”. É o seu cartão de visitas online.

  • Use uma foto de perfil profissional e atualizada, com boa iluminação e fundo neutro.
  • Seja claro e específico no seu título profissional, incluindo palavras-chave relevantes para cybersecurity.
  • Escreva um resumo conciso que destaque suas habilidades, experiências e objetivos na área de segurança cibernética.
  • Utilize todas as seções do perfil, como habilidades, certificações, educação e idiomas, para fornecer uma visão abrangente de suas qualificações.
  • Faça revisões regulares do seu perfil para garantir que esteja sempre atualizado e refletindo suas habilidades e experiências mais recentes.

💻 GitHub

Você vai utilizar muito muito o GitHub pois é o principal repositório de de ferramentas, scripts, bibliotecas e recursos de segurança cibernética desenvolvidos pela comunidade.
Ter um perfil ativo no GitHub é uma oportunidade de demonstrar sua participação na comunidade, além de hospedar seus próprios projetos relacionados a estudos e atividades profissionais, constituindo um portfólio profissional.

Para os mais avançados e dependendo da área de atuação é possível participar de projetos de código aberto da comunidade de segurança cibernética.

🌎 https://github.com

🏴‍☠️Capture The Flag (CTF)

Capture The Flag (CTF) é uma competição de segurança cibernética na qual os participantes enfrentam uma série de desafios que simulam situações reais de ataques e defesas em sistemas computacionais. Os desafios podem envolver diversas áreas da segurança cibernética, como criptografia, análise de malware, exploração de vulnerabilidades, engenharia reversa, esteganografia, entre outras.

https://tryhackme.com tem CTF para todos os níveis e é uma das mais conhecidas plataformas para aprender segurança cibernética com laboratórios e desafios divertidos e gamificados.

https://academy.hackthebox.com/ Hack The Box é uma plataforma de CTF e treinamentos que hospeda uma variedade de máquinas virtuais para testar habilidades de hacking.

Mais e mais CTFs – https://github.com/Sharishth/ctf-practice

📖Livros recomendados para iniciar

🔤Inglês é necessário

alvez não logo de início, mas o inglês é imprescindível em TI, exigindo ao menos leitura e entendimento básicos. Inevitavelmente, você precisará do idioma para acessar conteúdos técnicos, manuais, eventos e até aulas e vídeos avançados. Se não buscar aprender a língua, não irá evoluir na carreira.

Eu comecei com este livro e depois fui me aprimorando

 https://amzn.to/3GvD0EC Passo-a-passo – inglês

🎓Curso profissionalizante da CISCO gratuito

Programa CiberEducação Cisco Brasil é um programa de capacitação em cibersegurança e você ainda concorre a bolsas profissionalizantes gratuitas. Fique atento neste momento MARATONA ENCERRADA!!!

Canal oficial para dúvidas: cibereducacao@external.cisco.com

🎓 Certificação Gratuita Certified Cybersecurity

 🚨Atenção – Este material é como um “cheat sheet” não oficial para o exame CC da ISC²

 Download Baixe esse material no formato PDF

Link para o site oficial da certificação https://www.isc2.org/landing/1mcc

🎓Certificações

Certificações são importantes, seja para quem está começando ou para quem já trabalha na área. Elas ajuda a promover o profissional e alavancar suas chances no mercado de trabalho.

Uma certificação que eu recomendo para iniciar é a Security+ da Comptia

Outra certificação nasceu em 2022 de forma gratuita é a cybersecurity certified CC da ISC2 no qual eu disponibizo um e-book também gratuito. Free PDF Notas de estudo Certified Cybersecurity

Recomendo o roteiro que o Paul Jerimy compilou com 436 certificações (abril de 2022) e criou um roadmap de certificação de segurança para iniciantes, intermediários e experts.

 Acesse Roteiro de certificação de segurança

📣Soft skills

Soft skills e hard skills

Segundo a Sara Sanchis, Psicóloga especializada em Crescimento Pessoal, Hard skills são habilidades que podem ser medidas, como saber programar, operar um sistema operacional, fazer pentest. Já as soft skills são traços que fazem de você um bom profissional, como etiqueta, comunicação etc.

Pensando em cibersegurança e nas empresas no qual eu trabalhei, notei que os soft skill mais requeridos eram:

  • Resolução de problemas
  • Comunicação
  • Capacidade de organização
  • Pensamento crítico

Leia mais sobre o tema em Psicologia-Online.

🗺️ Eventos no Brasil

Melhor maneira de aprender e fazer um excelente network que pode gerar ótimas oportunidades.

 📖Treinamentos

 🎥 Canais no Youtube Brasil

🎥 Canais no Youtube US

💎Awesome Github – Repositórios para cibersegurança

Anúncio

Sobre Daniel Donda 550 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou especialista em cibersegurança, autor de livros, professor e palestrante. Saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*