MITRE ATT&CK

En 23 de março de 2023 eu tive a honra de apresentar um workshop sobre o MITRE ATT&CK e a melhor maneira de começar sobre esse tema é com a frase:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Sun Tzu

O que é o Mitre e o Mitre Att&ck ?

MITRE Corporation: É uma organização sem fins lucrativos dos EUA que trabalha em pesquisa e desenvolvimento para o governo federal, principalmente para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A MITRE também atua em outras áreas, como aviação, saúde e segurança cibernética.

MITRE ATT&CK: É um framework de cibersegurança criado pela MITRE Corporation que descreve táticas e técnicas usadas por adversários em ataques cibernéticos. Um framework de cibersegurança que descreve as táticas e técnicas utilizadas por adversários em ataques cibernéticos. “ATT&CK” é um acrônimo que significa “Adversarial Tactics, Techniques, and Common Knowledge” (Táticas, Técnicas e Conhecimento Comum do Adversário, em português).

Para ter a acesso ao ATT&CK acesse https://attack.mitre.org/

O MITRE ATT&CK é uma estrutura de modelo de ameaças que descreve as táticas e técnicas usadas pelos adversários para comprometer sistemas, redes e organizações. A quantidade de táticas e técnicas no MITRE ATT&CK pode mudar com o tempo, já que novas táticas e técnicas são adicionadas com o avanço das técnicas de ataque.

A partir do conhecimento que tenho até setembro de 2021, o MITRE ATT&CK Framework inclui 14 táticas e mais de 300 técnicas de ataque. As 14 táticas são as seguintes:

  1. Reconnaissance (Reconhecimento)
  2. Resource Development (Desenvolvimento de Recursos)
  3. Initial Access (Acesso Inicial)
  4. Execution (Execução)
  5. Persistence (Persistência)
  6. Privilege Escalation (Elevação de Privilégio)
  7. Defense Evasion (Evasão de Defesa)
  8. Credential Access (Acesso a Credenciais)
  9. Discovery (Descoberta)
  10. Lateral Movement (Movimento Lateral)
  11. Collection (Coleta)
  12. Command and Control (Comando e Controle)
  13. Exfiltration (Exfiltração)
  14. Impact (Impacto)

Cada tática possui várias técnicas associadas a ela, que os atacantes podem usar para alcançar seus objetivos. As técnicas incluem etapas específicas que os atacantes podem usar para explorar vulnerabilidades em sistemas, redes ou organizações.

A estrutura da Matrix Mitre

Casos de uso

Detections and Analytics – A ATT&CK pode ajudar os defensores cibernéticos a desenvolver análises que detectam as técnicas usadas por um adversário.

Assessment and Engineering – O ATT&CK pode ser usado para avaliar os recursos de sua organização e conduzir decisões de engenharia, como quais ferramentas ou registro você deve implementar.

Threat Intelligence – A ATT&CK oferece aos analistas uma linguagem comum para estruturar, comparar e analisar a inteligência de ameaças.

Adversary Emulation – O ATT&CK fornece uma linguagem e uma estrutura comuns que o RED TEAM pode usar para emular ameaças específicas e planejar suas operações.

A Pirâmide da DOR

A Pirâmide da DOR (acrônimo em inglês para “Diamond Model of Intrusion Analysis“, modelo de diamante para análise de intrusão) de David Bianco é um modelo que ajuda a entender como os atacantes realizam suas atividades maliciosas.

Na Pirâmide da DOR de Bianco, os TTPs (Técnicas, Táticas e Procedimentos) são difíceis de identificar. A razão pela qual os TTPs são difíceis de identificar na Pirâmide da DOR é que esse modelo não é projetado para descrever as TTPs em si, mas sim para fornecer uma estrutura de análise mais ampla para atividades maliciosas. A Pirâmide da DOR se concentra em compreender os atacantes, seus recursos, capacidades e objetivos, enquanto o MITRE ATT&CK Framework se concentra nas táticas, técnicas e procedimentos específicos usados pelos atacantes.

Recursos usados durante as demonstrações

Anúncio

Sobre Daniel Donda 538 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou especialista em cibersegurança, autor de livros, professor e palestrante. Saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*